A pagina Canaltech disponibilizou algumas dicas para uma navegação mais segura na internet. Muitos de nós talvez não saibamos dos perigos que uma página desconhecida pode trazer ou simplesmente ignoramos isso, pensando que somos tão bons navegadores que não vamos cair em armadilhas tão bestas, mas é necessário um mínimo de precaução ao utilizar a internet, e estas são as dicas dadas pela pagina.

1-Não instale softwares suspeitos, nem mesmo plug-ins.

Já sabemos como um vírus pode contaminar seu computador em instantes, o único que necessita é que você execute um software.

2- Bloquear os pop-ups.

Nem todos os pop-ups são ruins, mas alguns são utilizados para executar malwares em seu computador, assim que para evitar os riscos, configure seu navegador para bloquear-los.

3-Não seja amigável demais.

Isso é fundamental para qualquer usuário da rede. Não adicione qualquer um em redes sociais, não compartilhe informações ou fotos pessoais com ninguém. Além do fato de que essa pessoa pode não ser bem como você espera e utilizar esta informação para seu mal, você pode ter algum tipo de vírus em seu computador que pode compartilhar essa informação, então cuidado.

4- Cuidado com os links das redes sociais.

Sabemos que existem várias notícias super estranhas circulando na rede, mas cuidado, estes links para acessar a notícia podem ser uma armadilha. Busque no google e acesse uma página confiável.

5- Nunca atualiza um player para ver só um vídeo.

Muitos vídeos na internet dizem que é necessário atualizar o flash player ou algum programa específico, mas a maioria não precisa realmente, são tentativas de fazer com que você baixe um malware.

6-Presentes gratuitos na internet não existem.

Esse é o mais comum de aparecer, e é incrível o número de pessoas que acreditam. Isso não existe.

7- Cuidado com as redes públicas.

Estar conectado à mesma rede facilita muito o trabalho de um hacker. Cuidado com suas informações pessoais se está utilizando uma rede pública.

8- Atualize-se.

Um sistema operacional, um anti-vírus, e todos os programas atualizados são mais seguros Pode ser chato mas é importante.

9-Utilizar o PC em caso de riscos.

Para operações perigosas, um computador é mais seguro que um tablet ou smartphone. Dê preferência à ele.

10- Vídeos em sites conhecidos.

Cuidado com os sites de vídeos online gratuitos. Prefira sempre pagar a Netflix, é mais seguro.

11- Proteja-se.

Os alertas do navegador de “página de risco” são boas para a segurança, mas nunca é demais um antivírus ou uma proteção extra.

12- Não guarde as senhas.

Uma senha guardada é mais fácil de ser acessada em caso de uma invasão ao seu computador. Cuidado com isso.

13- Informe-se.

A informação e o conhecimento são as armas mais eficazes contra os perigos da internet.

Um conhecimento que é dúvida da maioria dos usuários é sobre as imagens. Uma imagem pode infectar seu computador? Essa pergunta é respondida aqui.

Uma imagem de extensão .jpg ou .jpeg por exemplo não pode infectar o seu computador. Para um vírus ser ativado é necessário uma execução de software, o que não ocorre com um arquivo .jpeg em si, que é um arquivo estático. O que pode acontecer é que exista uma extensão associada ou um programa que abra esta imagem que sim está infectado.

 

Anuncios