O que é um certificado digital?

Certificados digitais são maneiras que a lei permite com as quais uma pessoa pode ser identificada ou se identificar pela internet, podendo assinar documentos com o mesmo valor que no mundo real.

Um Certificado digital é uma dupla de chaves criptográficas, uma publica e uma privada, criada com um algoritmo matemático, de forma que o material cifrado só pode ser decifrado com as duas chaves.

Para que podem servir?1456247448_1

O certificado digital comprova quem você é digitalmente da mesma forma que o seu documento de identidade (RG no Brasil ou o DNI na Espanha), o qual você apresenta para comprovar que é você para assim poder responder em seu próprio nome, assinando documentos de forma digital, recebendo informações restritas somente a você (criptografias).

Vantagens?

Os trâmites realizados pela internet são feitos de maneira muito mais simples e baratos. Com o procedimento dos certificados digitais eles se tornam também seguros.

Certificados instalados nos navegadores?

Os navegadores possuem diversos tipos de certificados instalados. Estes são nada mais que maneiras diferentes de realmente certificar quem você é.

Podem ser acessados buscando as configurações avançadas do seu navegador. Através do Mozila Firefox é simples. Na parte superior direita, clica nas três barras horizontais e logo em opções. Vai abrir uma nova janela, a qual na parte esquerda, em ultimo tem a opção avançado, que é a que se deve clicar, e assim na parte superior tem a opção de certificados. Se quiser ver quais são basta clicar em ver certificados.

Para outros navegadores o padrão se repete. Basta buscar as configurações avançadas e ali estará.

Tipos?

Em teoria se pode classificar os certificados digitais em 3 tipos, de acordo com sua utilidade. O primeiro, tipo A, é aquele usado para as assinaturas eletrônicas. Estes podem ser, como por exemplo, o DNI eletrônico na Espanha ou o e-CPF, no Brasil. O segundo, tipo S, é o de confidencialidade, nada mais é que uma criptografia assimétrica. E o terceiro, tipo T, é aquele que certifica quando foi assinado um documento (ou usado um outro certificado) para evitar fraudes.

Para mais, clique aqui , aqui ou acesse este Arquivo PDF.

Anuncios