Um dos pontos importantes quando falamos de segurança informática é a proteção da informação. Mas, o que acontece quando a sua informação vai ser publicada? Você perde todos os direitos sobre o seu trabalho porque está na rede? Se fosse assim poucos publicariam, não é? Pois existe um método que protege os seus direitos ao trabalho publicado. É o sistema utilizado por Creative Commons.

Creative Commons é uma organização com sede na Califórnia (E.U.A.) que permite a utilização e o compartilhamento da informação de maneira gratuita, mas sem perder os interesses do autor sobre a obra.

creative-commons2

O autor deve preencher um formulário jurídico que lhe da direitos sobre a obra, informação ou conhecimento publicado, mas de maneira livre. Ou seja, de acordo com os interesses do autor ele pode permitir ou não a publicação da informação ou o compartilhamento do mesmo segundo as regras a sua escolha. O famoso “Todos os direitos reservados” é substituído por “alguns direitos reservados”.

O seu objetivo é que, nessa era da informação, o maior bem que é o conhecimento possa ter maior liberdade de fluir entre as pessoas. É um objetivo bonito, esperamos que se concretize.

Para mais informações, clique aqui.

Anuncios